Floresta da Tijuca + Pico da Tijuca

Vista do topo

No feriado do dia do trabalho (1° de maio) eu e Nando fomos subir o segundo pico mais alto da cidade do Rio de Janeiro (1.021m): o Pico da Tijuca, na Floresta da Tijuca. Ele só perde para o Pico da Pedra Branca (1.024m), no Parque Estadual da Pedra Branca.

Esta foi a primeira vez do Nando na Floresta, já eu perdi a conta de quantas vezes eu já frequentei. Filha de andarilha pelo lado da mãe e maratonista pelo lado do pai, eu fui introduzida à Floresta da Tijuca desde novinha (nem me lembro a idade). O meu pai treinava nas ladeiras íngremes, enquanto eu ficava explorando a região com a minha mãe. Este lugar me traz boas lembranças… Eu subi o meu primeiro pico aos 6 anos nesse mesmo parque, o Pico do Papagaio!

A Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional da Tijuca (PNT para os íntimos. rs). O PNT é imenso! Ele foi criado em 1961 e cobre cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro, sendo composto por quatro setores:
–> Floresta da Tijuca (no alto da Boa Vista)
–> Serra da Carioca (abrangendo Gávea, Jardim Botânico, Horto e Tijuca)
–> Pedra Bonita e Pedra da Gávea (entre São Conrado e Barra da Tijuca)
–> Pretos Forros e Covanca

Parque Nacional da Tijuca

O acesso à Floresta da Tijuca é pelo Alto da Boa Vista, na Praça Afonso Viseu. Até ali é possível chegar de ônibus (linhas 301, 333, 308, 309 e 345). Dali em diante só a pé ou de carro. Se você for apenas passear pelo parque, vá andando e explorando. A rua principal é asfaltada e existem vários cantinhos bem bonitinhos para conhecer. Nela você já pode encontrar cachoeiras (porém não pode mergulhar), lagos, capela, quatis, parquinho de criança, etc. Mas não se esqueça que as ruas são íngremes! Então, se você estiver de carro, suba com ele até algum ponto que chamar a sua atenção e estacione. Existem muitas vagas no parque e o estacionamento é gratuito.

Já se a ideia for subir algum pico, todas as trilhas partem do Bom Retiro, o ponto mais alto do parque. Por isso, se você for de ônibus leve em consideração que você terá que caminhar cerca de 1hora para chegar no início da trilha ou, seja extrovertido, e peça carona na porta do parque para os carros que estão entrando.

Obs.: Os cariocas não têm costume de pedir carona. É verdade. Mas, por coincidência, neste dia, quando estávamos voltando para Ipanema, dirigindo pela estradinha que liga o alto da Boa Vista e São Conrado (pouco movimentada) vimos um casal pedindo carona e decidimos parar e dar carona. Conversando, eles falaram que tinham ido de ônibus até o Alto da Boa Vista e queriam carona até o início da trilha da Pedra Bonita (que fica no meio desta estradinha). Ela era carioca e ele francês. Ela me explicou que passou a pedir carona faz pouco tempo e sob influência dele e que estava dando super certo até então. Eles só pedem carona nesses casos, aonde o acesso de transporte público é impossível ou muito difícil.  Achei ótima a iniciativa! O meu sonho era morar numa cidade que eu não precisasse ter carro e esta é uma boa alternativa enquanto o transporte público do Rio continua deficitário.

Eu e Nando fomos de carro e decidimos pegar um caminho diferente, que nenhum dos dois tinham feito. Saindo de Ipanema, ao invés de pegar o Alto da Boa Vista via São Conrado, fomos pela Pacheco Leão, no Horto. A estrada é linda! Ela faz parte do PNT, mas do setor Serra da Carioca. Nela nós encontramos a belíssima Vista Chinesa (como estava em obra e o tempo estava com nevoa não estava tão bela assim, mas valeu a pena a visita que só deixou com vontade de quero mais). Apesar de todas essas vantagens, nos arrependemos de ter feito este trajeto, pois  nesta estrada a prioridade são das bikes e dos pedestres e tinham MUITOS ciclistas na pista, nos obrigando a andar a 20km/h. Acabou que ao invés de demorar 30 minutos para chegar no parque, demoramos 1h.

                            Vista Chinesa Vista Chinesa

Chegamos no parque por volta das 9h30 e só começamos a caminhar quase 10h. Deveríamos ter chegado mais cedo… O parque estava lotado! Tivemos que parar bem longe da trilha (o estacionamento mais concorrido é o do Bom Retiro) e o pior de tudo foi que a trilha estava cheia de grupos e famílias barulhentos que subiam aos berros. Confesso que foi frustrante para mim, pois quando eu costumava frequentar mais o parque (por volta de 5 anos atrás) não era assim. Ele sempre foi muito procurado, mas não era essa enorme procura. Levando em conta a subida, o topo e a descida devo ter passado por umas 200 pessoas. Fiquei impressionada! Quando eu vou para estes lugares, procuro paz e não foi isso que eu encontrei.

Apesar da má impressão que esta caminhada deixou em mim, eu não desisti do Parque da Tijuca! A verdade é que a trilha do Pico da Tijuca é a mais popular das caminhadas e eu comecei a caminhar tarde para um feriado. Na próxima vez, vou tentar chegar entre 8h/8h30 ou chegar bem mais tarde, tipo 13h. Lembrando que o acesso as trilhas fecha as 15h.

As trilhas do parque são muito fáceis de serem caminhadas, pois, além de serem muito bem demarcadas, possuem sinalização em vários pontos. Qualquer pessoa, com disposição, pode fazer qualquer trilha da Floresta da Tijuca. Eu e Nando levamos apenas 50 min. num ritmo moderado a forte para subir o Pico da Tijuca. Acho que a média deve ser 1h/1h10.

O que eu acho mais interessante na subida do Pico da Tijuca é o seu finalzinho. Quando estamos quase chegando nos deparamos com uma enorme rocha, pela qual precisamos subir para atingir o topo, mas o legal é que existe uma escadaria esculpida nela, viabilizando o acesso ao topo. Isso mesmo! Esculpida! E ela não é pequenininha não! Ela possui 117 degraus! Para os que tem medo de altura, pode ser uma emoção e tanta subi-la (vi muitos voltando quando chegavam na parte da escada).

O mais interessante de tudo é a história da escadaria. Ela foi feita em 1920 para a visita do Rei Alberto da Bélgica, que era conhecido por gostar de praticar trekking. O engraçado foi que o rei se sentiu ofendido com a escada e se recusou a utilizá-la, escalando até o topo. O Rei Alberto pode até ter se sentido ofendido, mas eu só sei que todo mundo se beneficiou com este agrado feito para ele. =)

Chegando lá em cima, a vista é revigorante! Nós temos a visão do Rio em 360°! É muito bonito!!!! Deixa qualquer um de queixo caído! O chato foi que no dia que eu fui, a zona sul estava encoberta com névoa e não deu para ver nada.

Super sugiro este passeio, mas evitando os horários de pico! Nos domingos e feriados muitos grupos e famílias vão de mala e cuia passar o dia no parque (sem exagero! Vi pessoas carregando isopor, cadeiras e mesas de plástico). Então, chegue cedo ou vá durante a semana!!!! 😉

Floresta da Tijuca – http://www.parquedatijuca.com.br
Endereço: Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista
Horário: 8h – 17h ou 18h no horário de verão (o acesso as trilhas fecha as 15h)
Entrada: gratuita

Bom Retiro Bom Retiro Início da trilha

Na trilha Sinalização na trilha Sinalização no caminhoInício da escada

        Nando na escada Escada No topo

Pico da Tijuca

 

Anúncios

2 respostas em “Floresta da Tijuca + Pico da Tijuca

  1. As fotos estão demais! Gostei da ideia da carona. Uma vez aconteceu comigo no Parque Guinle, em Laranjeiras. No caso eu também estava de carro e dei a carona. Foi muito legal a experiencia! De quebra arrumei uma companhia para conversar durante a subida.
    Outra coisa interessante no seu texto foi essa informação do Rei Alberto da Belgica – só vc msm para saber esse tipo de coisa. Eu nunca mais esqueço da gente em Paris e vc me contando várias histórias da Torre Eifel e do Quartier Latin. Incrível sua memória para fatos históricos. Adoro viajar com vc por isso! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s