NYC – Midtown e Times Square

new_york_time_square_by_hairjay

A maioria das pessoas vão para Nova Iorque com aquelas imagens na cabeça de prédios altos e muita luz neon iluminando as ruas da cidade. Mas Nova Iorque não é toda assim… Somente a região de Midtown e Times Square que nós encontramos isso. Apesar deste ser o principal atrativo da cidade para os olhos dos turistas, não é a minha parte favorita, justamente por causa disso. hehe

Mas vamos a esta região, que, querendo ou não, todos devem conhecer! Por isso, comecei a minha viagem por ela. Passei o dia batendo pernas pelas suas ruas. Olha o caminho que eu tracei no Google Map:

Clique AQUI para ver o mapa ampliado.

O ponto de início é na 5th Ave com a 59th St, onde encontramos o chiquérrimo hotel The Plaza, a deslumbrante loja da Apple e a impressionante loja de brinquedo FAO Schwarz.

The PlazaO The Plaza, construído em 1907, é um dos mais luxuosos hotéis da Nova Iorque. A sua localização é estrategicamente de frente para o Central Park e esquina com a famosa 5th Ave. Provavelmente você já viu este hotel no filme “Esqueceram de Mim II”, com o Macaulay Culkin. Falando nisso, este é um bom filme para se ver antes de embarcar para NYC, pois mostra vários cantinhos bem conhecidos da cidade por onde você vai certamente passar. Apesar da sua elegância intimidar, é possível entrar no The Plaza sem muita cerimônia. Existe uma “praça de alimentação” no seu interior onde você pode se deliciar com um macarron do famoso FP Patisserie.

Apple Store_5th AveBem em frente ao The Plaza você vê uma grande maçã flutuando dentro de um cubo transparente. Sim, você chegou na mais famosa loja da Apple! As lojas da Apple são extremamente interativas e você fica livre para explorar todos os seus “brinquedinhos” recém lançados. Existem mais outras 4 lojas da Apple espalhadas por Manhattan: na Upper West Side, no Grand Central Terminal, no Meatpacking District e no Soho. Então, se você encontrar esta loja da 5th Ave muito cheia, como de costume, relaxa, porque você vai ter outras oportunidades de adquirir um apple. Além disso, esta loja da 5th Ave, e somente esta, fica aberta 24h!!! Isso mesmo! Você pode passar lá 3h da manhã que ela estará aberta!

FAO SchwarzNo mesmo lado da loja da Apple, mas um pouco mais adiante você consegue ver a porta de uma das lojas de brinquedo mais impressionantes do mundo, a FAO Schwarz (só concorre com a Toys”R”Us da Times Square que tem uma roda gigante no meio da loja!)! Ela é enorme e deixa qualquer criança (e muitos adultos) enlouquecida!  São 3 andares repletos de brinquedos! Na FAO Schwarz você encontra aquele famoso piano gigante que aparece no filme “Quero ser Grande”, estrelado por Tom Hanks em 1988. O melhor é que você também pode tocar nele! =)

Depois desse início, siga a 5th Ave descendo, aonde você vai passar na frente de várias lojas de grifes! É impossível falar de todas, até porque levaria páginas e páginas para isto, mas vou destacar algumas. Na mesma calçada da FAO, mas dois quarteirões abaixo, você encontra a famosa joalheria Tiffany & Co., e quase na frente tem a Abercrombie & Fitch. Esta loja vive lotada, com fila na porta, e para ser bem sincera o seu interior me estressa um pouco, pois é pouco iluminado e com som muito alto, mas vale, ao menos, uma espiada na sua porta, onde fica sempre um casal de modelos se exibindo (acho isso muito engraçado!). Se você gosta das roupas da Abercrombie, mas não está afim de gastar tanto dinheiro, vale a pena esperar, pois alguns quarteirões adiante você encontra a Hollister Co, que é cópia perfeita das roupas e, infelizmente, das lojas da Abercrombie. E assim você vai caminhando e passando por Gucci, Fendi, Banana Republic, Michael Kors, Giorgio Armani, Versace, H&M, Tommy HIlfiger, Lacoste, Zara, dentre outras tantas.

Apesar das milhares de lojas, não recomendo comprar muito para não inviabilizar a sua mobilidade para explorar o resto da cidade. Isto é uma das coisas que devemos nos preocupar em NYC. Se não tomarmos cuidado, compramos tanto que só conseguimos sair da loja carregadas por um táxi até o hotel. Se esse não for o seu objetivo, fique esperta. 😉

Catedral de Saint PatrickNa altura da 51th St, dê uma parada para apreciar a belíssima catedral da cidade: a St. Patrick`s Cathedral. A catedral gótica começou a ser construída em 1858, mas só ficou pronta em 1879. Ela foi construída numa época para afirmar a liberdade e a tolerância religiosa. O Arcebispo Hughes, que mandou construir esta catedral, foi muito caçoado na época, pois a localização da igreja era muito longe da cidade que se resumiu na parte do sul de manhattan. No entanto, o Arcebispo dizia que iria construir a mais bonita catedral gótica do Novo Mundo no que viria a ser o coração da cidade. E não é que o velhinho estava certo?! Cá está ela, bem no burburim de Nova Iorque.

Rockefeller-Center-Office-SpacePraticamente em frente da catedral, você tem o magnífico Rockefeller Center! O Rockefeller Center é um complexo de 19 prédios comerciais que ocupa 89mil m² entre a 48th e a 51th St. Esta construção Art Decó foi fundado pelo John D Rockefeller Jr na época da Grande Depressão de 1929. Tudo começou quando, em 1926, o administrador do Metropolitan Opera pediu ajuda ao presidente da Standard Oil e filantrópico, John D Rockefeller Jr, para construir um novo teatro de ópera no que era, na época, um jardim botânico pertencente à Columbia University. Como o John D tinha uma relação pessoal com aquele bairro, onde passou grande parte da sua vida, e era um dos homens mais ricos do mundo, ele aceitou na hora. No entanto, quando houve a Quebra da Bolsa de NYC, o Metropolitan Opera teve que desistir do seu ambicioso projeto. Só que Rockfeller resolveu dar continuidade a construção, pagando ele mesmo por todas as despesas, e modificando o projeto para algo nunca visto antes: uma cidade dentro da cidade, combinando varejo, entretenimento e escritórios.New York Construction Workers Lunching on a Crossbeam A construção demorou 9 anos, empregando 225 mil pessoas na pior fase da Depressão e preenchendo o coração dos americanos de esperança na medida em que ela ia tomando formato. O seu valor é tamanho que o Rockfeller Center foi tombado em 1985, sendo qualificado como o “coração de Nova Iorque”.

Os destaques deste complexo são: Radio City Music Hall, o GE Building (sede do NBC TV), a praça de patinação no gelo (apenas no inverno) e o Top of the Rock. Ele é bem famoso também pela sua enorme árvore de natal, que é colocada todo ano depois do dia de Ação de Graça. A presença da árvore iniciou quando os próprios operários, nos anos 30, levaram uma pequena árvore para o local de trabalho para dar um clima natalino. Isso virou uma tradição e hoje em dia é a inauguração da árvore é comemorado em alto nível com shows de artistas famosos. O interessante é que a árvore é de verdade mesmo!!!! É uma enorme operação trazê-la para o coração de NYC.

Se você tiver ainda mais curiosidade sobre o complexo, vale a pena fazer uma visita guiada por ele. Eu nunca fiz nenhuma visita guiada, mas existem a visita de uma hora pelo complexo, a visita de arte e observação, e a visita ao estúdio da NBC. Todas as visitas partem da NBC Experience Store no 30 Rockefeller Plaza.

rockcenterVoltando para o nosso roteiro do dia, a minha ideia é simplesmente andar até aonde fica a pista de patinação de gelo do Rockefeller Center, mesmo não sendo inverno, para se ter a vista da obra de arte mais famosa do complexo a estátua do Prometeu. Se você for fã de Lego, aproveite porque a única loja da cidade fica bem aí.

Depois de conhecer superficialmente ou não o Rockefeller Center vire a esquerda rumo a ONU. Assim, você vai passar pela Park Ave, rua famosa por possuir alguns dos imóveis residenciais mais caros da cidade.

onuA ONU só permite a entrada de visitantes por meio da visita guiada, marcada com antecedência. Eu sempre quis fazer este passeio e fiz nesta viagem. Infelizmente, tive azar, pois a ONU estava passando por reformas estruturais e a sala da Assembléia Geral, onde se reúnem representantes dos 193 países-membros da ONU, não estava aberta para visitação e nem o jardim com as estátuas adquiridas por doação dos países. =(

ONUMas se você tiver mais sorte do que eu, vale a pena a visita. Afinal, a sede da Organização das Nações Unidas deve despertar, no mínimo, uma certa curiosidade nas pessoas, apesar de qualquer crítica que ela possa estar sujeita. O terreno onde ela está localizada foi doada pelo “tio” John D. Rockefeller Jr. (olha ele aqui de novo! rs) e é considerado uma zona internacional, ou seja, na teoria, é como se você estivesse pisando, ao mesmo tempo, nos 193 países-membros quando você entra na ONU. Na visita você tem acesso principalmente ao prédio da Conferência e entra nas salas de reunião do Conselho de Segurança, do Conselho de Administração de Territórios e do Conselho Econômico e Social. Neste mesmo prédio você encontra algumas obras de arte e a guia conta muito da história e missão da ONU.

A visita dura cerca de uma hora e acontece de segunda a sexta-feira. Pra fazê-la é preciso marcar antes pelo site http://visit.un.org e pagar US$18,00.

Grand-Central-Terminal1Saindo da ONU vá direito à impressionante Grand Central Terminal. Nunca vi uma estação de trem tão linda na minha vida! Ela é muito linda!!! Vale a pena uma visita no seu interior. E entrando nela, para quem assistiu o filme infantil “Madagascar”, a imagem dos animais fazendo a maior bagunça no meio do salão principal vai vir direto para a sua mente!

A Grand Central Terminal, inaugurada em 1913, se destaca principalmente pelo seu glorioso teto esverdeado, iluminado pelas estrelas e símbolos astrológicos do céu noturno. No seu nível inferior existe uma praça de alimentação com mais de 20 lanchonetes. No seu andar principal existem várias lojas e alguns restaurantes e um mercadinho bem transado. A visita pode ser rápida, mas é imperdível.

NYC LibrarySiga rumo a poderosa New York Public Library. Logo de cara você fica impressionado como o povo americano dá o seu devido valor ao conhecimento. O prédio é deslumbrante e ostensivo. No seu interior, ele é bem iluminado e arejado. É realmente impressionante! A biblioteca foi construída em 1911 e custou a bagatela de US$ 9 milhões.

Atrás da biblioteca, você vai encontrar um dos parques mais bonitos de NYC, na minha opinião: o Bryant Park. O Bryant Park me passa uma energia muito tranquila com a combinação das suas muretas clássicas, com o gramado e as sombras das árvores. É muito comum você encontrar senhores praticando Tai Chi. É difícil imaginar que em 1960 (não faz tanto tempo assim) o parque era tomado por traficantes de drogas e que só em 1989, com uma reforma, ele passou a ser frequentado por turistas e funcionários dos prédios em volta. Falando nisso, se vocês forem nas épocas quentes de NYC, você vai perceber que os nova iorquinos geralmente almoçam nos parques da cidade com uma caixinha de salada. Isso é muito legal, pois deixa a cidade sempre muito viva!

DSC01850E agora, antes tarde do que nunca, vá para a iluminada Times Square. A Times Square é de deixar qualquer um de queijo caído! Na primeira vez que cheguei nela fiquei uns minutos chocada tentando assimilar tantas informações dos outdoors. Na verdade, a Times Square parece uma praça onde todos estão concorrendo para chamar mais atenção. Os tamanhos dos outdoors são impressionantes e nem vou falar das suas tecnologia! Tire um tempo para explorar essa região porque vale a pena. E se você ficar muito perdida, vá para as escadarias vermelhas, que são o TKTS, para ter uma boa visão de tudo sem ser esbarrada o tempo todo.

A Times Square é um grande e iluminado encontro entre umas das duas principais avenidas comerciais de Nova Iorque: a 7th Ave com a Broadway. Os seus outdoors iluminados que dão todo o charme para o local ficam acesos o dia TODO!!!!

Aproveite que você está em cima do TKTS e confira se tem algum ticket de show da Broadway que você queira assistir no dia. O TKTS é uma empresa que vende ingressos para musicais da Broadway com descontos de 30% a 70%, só que são apenas para as performances do dia. Nem preciso falar que a fila é enorme, não é?! Mas vale a pena se você não for muito criterioso no show e quiser economizar alguns dólares. Os espetáculos da Broadway são geralmente as 19h.

Perca-se um pouco pela praça e entre nas suas lojas. Dica especialmente para as mulheres: se joga na baratíssima Forever 21! Outras lojas imperdíveis são a Toys”R”Us e a da M&M. O interessante nesta região é que quase todas as lojas ficam abertas até 00h, quando não ficam 24h.

Bubba_GumpSe bater uma fome, a minha dica é comer no famoso Bubba Gump! Amo esse restaurante! Sempre como muitooooo bem! E para melhorar, ele tem uma vista VIP para a Times Square. Quem for fã de Forrest Gump, vai lembrar na hora do Bubba Gump. Não sei quem nasceu primeiro, o filme ou o restaurante, mas o restaurante faz referência o tempo todo ao filme! A sua especialidade são camarões e frutos do mar.

Nessa altura, você já deve estar cansado e querendo terminar o dia. Mas se você ainda tiver pique e não conseguiu comprar nenhum show da Broadway para a noite, suba até o Top of the Rock e termine o seu dia nos céus!!!!

O Top of the Rock é imperdível! A vista é de 360 graus de toda cidade na altura do 70º andar! Tente conciliar a sua subida com o pôr-do-sol, pois, sem dúvida, é o melhor momento de estar lá em cima para ver toda a cidade se iluminando. No trajeto para subir o Top of the Rock são passados três filmes de 5 minutos contando a história do Rockfeller Center e da árvore de natal. Fiz questão de assistir e adorei. Afinal, os caras são os papas do entretenimento. O Top of the Rock fica aberto das 8h até as 23h e paga-se US$27,00. Não tem nada lá em cima, além de banheiro e uma lojinha de souvenier, e, é claro, da vista deslumbrante. Não suba com fome!!! 😉

Dessa forma, acaba um dia fantástico explorando o coração de Nova Iorque. Quando eu fiz este trajeto foi no mesmo dia que eu pousei na cidade. O dia estava super feio e chovia de vez enquanto. As 11h comecei a pernada pela Big Apple, marquei a visita da ONU as 15h e por volta das 17h o sol começou a dar as caras. Apesar do mal tempo, consegui aproveitar bastante o passeio. Só que eu não subi o Top of the Rock neste dia para não correr o risco de pegar a vista nublada. Deixei para outro dia.

Anúncios

7 respostas em “NYC – Midtown e Times Square

  1. Oi Priscila, tá chegando a hora da minha viagem! 🙂 Vcs foram para a balada em NYC? Estou procurando um lugar bacana que não seja muito difícil de entrar e tal. Bjs, Larissa

    • Oi, Larissa! Que bom que já chegou a hora da viagem! Sobre balada em NYC, acabou que eu e meu namorado não fomos em nenhuma… Mas a dica é a seguinte: vá para Meatpacking District! Lá é o point! Quando eu estive em NYC em 2011, eu fui no LE BAIN, no Standard Hotel. Imperdível lá é ir ao banheiro (isso mesmo!), vc verá a melhor vista da cidade!!!! Não sei se é difícil entrar, pois estava acompanhada com uma amiga local e a gente entrou quase que imediatamente. Mas outros lugares que me foram indicados são: no The Jane Hotel (tem um bom repertório de músicas, de várias épocas) e no Dream Hotel (mas que eu saiba é mais lounge do que balada propriamente dita).
      Boa viagem!

  2. Meu post favorito!! Acho que sou capaz de fazer esse trajeto 15x se ficar lá 15 dias.
    A vista do Top of the Rock é fantástica, mas eu e Felipe somos medrosíssimos com altura..mas em NYC vale tudo né? =)

  3. Mto legal seu Blog! adorei tudo.. estou indo pra EUA em Maio e passaremos por NY 4 dias, adorei as dicas..
    quantos horas vcs levaram nesse roteiro? o dia todo?
    Francine

    • Que bom que vc gostou, Francine! Vc vai amar NYC! Levamos o dia todo neste roteiro do Midtown e Times Square, porém, como foi no dia que pisamos em NYC, começamos tarde… Tipo 11h. A maioria dos roteiros que eu descrevi dura o dia todo, salvo o de Brooklyn, que acabamos de fazer tudo por volta das 16h. Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s