Morro de São Paulo – Onde se Hospedar

Pousada Morro de Sao Paulo

Vista da piscina da minha pousada, com a Ilha da Saudade na esquerda que separa a 2ª e 3ª praia. Você pode não achar que aquele pedaço de terra é uma ilha, mas quando a maré sobe ele se torna. =)

O que mais se tem em Morro de São Paulo é opção de hospedagem! E de todos os tipos! Para saber qual é a sua “praia”, vou explicar um pouco mais a forma como Morro de São Paulo funciona.

Mapa Morro de SP

  • Na Vila

Quando desembarcamos em Morro caímos na Vila. Nela já é possível achar boas hospedagens para quem está querendo gastar pouco. A grande maioria das opções de hospedagem são simples, com jeito de pousadinha mesmo.

A grande vantagem de se hospedar nesta área é que você vai estar no olho do furacão da vida noturna da ilha, onde se encontra a maior concentração de restaurante e lojinhas. Outra vantagem é que quando você for sair à noite você não vai ter que subir ladeira, já que a vila já se localiza no alto do Morro.

Na Vila eu recomendo:

Pousada Passárgada –  pois se tem uma vista privilegiada do pôr do sol e tem fama de ter um bom restaurante, que, infelizmente, não deu tempo de experimentar.

Hotel Portaló – fica bem próximo do cais, é a primeiro hotel para quem chega. Sua vista para o pôr do sol também é magnífica, tanto que o hotel enche bastante nesta hora por pessoas que não são hóspedes. Se quiser tranquilidade, não fique aqui.

  • Vila em direção a Gamboa

Neste cantinho de Morro você tem contato com o verdadeira realidade da região. É uma área mais residencial, onde você vê hábitos locais, e até festinhas locais bem interessantes para quem quer sair do óbvio. Apesar de colocar esta região distinta da Vila, a proximidade é tão grande que você só vai perceber que saiu da vila por causa da arquitetura mais simples, do contrário tudo parece a mesma coisa.

Quanto mais distante da Vila mais escondida você estará e mais próxima estará das praias que são mais freqüentadas pelos locais e menos pelos turistas.

  • Gamboa

Apesar de colocar aqui como opção a vila da Gamboa, deixo bem claro que Gamboa já fica fora de Morro de São Paulo, apesar da sua proximidade. É possível ir a pé de um para o outro na maré baixa. A grande vantagem da Gamboa é são os baixos preços, seja na hospedagem, seja na comida, e a maior desvantagem é que você NÃO estará em Morro. Isso significa que vai ser muito difícil você aproveitar as festas e todo o charme noturno do Morro, e vai ser uma longa jornada para conhecer as famosas praias do Morro também.

  • 1ª Praia

Seguindo para o caminho contrário da Gamboa, você vai chegar na 1ª praia. Morro tem crescido tanto e a 1ª praia é tão próxima da vila que é difícil distinguir uma coisa da outra. A 1ª praia não muito óbvia de se chegar não, é preciso descer uma escadinha e fazer um desvio para pisar nas suas areias. Acabou que eu nem cheguei a ir nela, mas a sua fama é que o seu mar é mais agitado, atraindo os surfistas da ilha e onde concentra-se mais os locais.

  • 2ª Praia

Se você quer agito o dia inteiro, os melhores bar/restaurantes e muita música de todos os tipos, o seu lugar é nesta praia. Confesso que tenho ojeriza de lugares assim. Eu passei por esta praia diversas vezes (era meu caminho obrigatório para a vila) e aquela passarela com pessoas tentando te abordar para você entrar no estabelecimento, aquelas milhares de músicas tocando, de vários tipos e super altas, me fazia sentir num hospício.

Não vou mentir que quando mais nova este seria o meu cantinho favorito da ilha. Na 2ª praia você encontra de tudo! Nela se tem o conhecido Buddha Bar, tem bar de mexicano, bar de house music, bar de sambinha, bar de reggae music, e o que os baianos mais gostam de ouvir ultimamente… o arrocha! Porém, música baiana mesmo (Ivete, Claudia Leite, Chiclete com Banana, Asa de Águia, etc) eu não ouvi em nenhum momento, nem lá e nem dos demais destinos da road trip pela Bahia.

A areia é tão invadida pelas mesinhas de plástico dos bares/restaurantes que eu mal consegui ver o mar desta praia. Porém, se você está solteiro e procurando por um agito ou está casado mas é um casal super animado e quer ficar na 2ª praia as minhas recomendações são:

Villa das Pedras

Pousada Villa das Pedras

Pousada Villa das Pedras – Minha favorita desta praia e se eu fosse ficar na 2ª praia ficaria nela. Ela é de frente para a praia, mas não tem música alta, e não permite que coloquem mesas de plástico na areia, então, na sua frente é possível ver um espaço de areia sem fim com espreguiçadeiras ao fundo, próximo do mar, para os hóspedes. É um charme só esta pousada. Almoçamos um dia lá e foi onde comemos melhor em todos os dias de Morro, sem contar que foi muito agradável ficar ali na piscina….

Pousada da Torre – é uma pousada pequena, mas super charmosinha, que fica bem em frente a praia.

Quem quiser pechinchar, tem pousadas numa ruazinha atrás das pousadas que ficam de frente para a praia. São opções mais modestas, mas muito próximas da praia.

  • 3ª Praia

Continuando pela passarela de madeira, você chega na 3ª praia. Para mim, está é a melhor praia para se hospedar, pois lá você está perto de tudo, mas já consegue ter mais paz e tranquilidade. Não foi à toa que eu fiquei lá e amei!!!!

A 3ª praia em si não são lá grandes coisas comparadas com as demais em Morro, mas não é de se desperdiçar. No final do dia, quando a maré sobe, grande parte da areia some e tem partes que chegam a virar mar mesmo, fazendo com que a gente até duvide que no dia seguinte de manhã vai ter uma praia naquele mesmo lugar…

As hospedagens que eu indo são:

Pousada Minha Louca Paixão

Pousada Minha Louca Paixão

Pousada Minha Louca Paixão – foi onde eu me hospedei e super indico para todos!!!! Lá é possível conciliar o agito com a tranquilidade. Ela fica bem ao lado da 2ª praia, passando uns 50 metros, mas basta você virar a curva, que você já não ouve mais o barulho alto da 2ª praia e só ouve a paz das ondas da 3ª, principalmente a noite. Além disso, a equipe foi nota 10! O quarto era espaçoso e muito bonito. E a cereja do bolo desta pousada é definitivamente a piscina panorâmica!!!! Relaxei diversas vezes lá e se voltar, gostaria de repetir a experiência. Além de tudo isso, a pousada tem um restaurante super romântico e com pratos deliciosos.

Fazenda Caeira

A frente da Pousada Caeira

Pousada Fazenda Caeira – como o próprio nome diz, esta pousada é uma verdadeira fazenda. Ela tem um aspecto simples de fazenda, com um grande gramado e bem espaçosa. Indico ela para quem procura uma pousada de frente para uma praia tranquila, e que não queria andar nem 100 metros para dar um mergulho no mar. A sua localização é mais afastada da segunda praia, fazendo com que os mais preguiçosos não queiram nem saber de ir para a Vila durante a noite… Sem contar que se a maré subir, você terá que molhar os pés para sair da pousada a noite.

  • 4ª Praia

A 4ª praia é um sonho! Se eu voltar para Morro com crianças, provavelmente vou querer ficar por aqui. Esta praia foi a mais bonita de todas, na minha opinião, que se pode chegar a pé. A partir dela é possível alugar cavalo para explorar a ilha (assunto para o post das atrações de morro). Praia com água quente, tranquila e rasa até onde a sua visão consegue enxergar. Acho que a sua única desvantagem é ser relativamente longe da Vila, mas nada que um pouco de disposição não baste para ir a pé até o centrinho.

Villa dos Corais

Pousada Villa dos Corais

Das pousadas desta praia super recomendo a Villa dos Corais, pois tem uma infra-estrutura maravilhosa e é atraente para todos os tipos de pessoas que gostam de conforto, seja solteira, casada ou com filhos. Além disso, conheço grandes amigos meus que já ficaram lá e teceram muitos elogios.

  • Praia do Encanto (5ª praia)

A última praia de Morro de São Paulo é MA-RA-VI-LHO-SA. Elegi como a melhor de todo Morro de São Paulo, porém, por causa da sua distância do centro muitas pessoas que vão a Morro nem a conhecem (que eu acho lamentável, porque ela é um oásis!). Apesar de todos os elogios que eu possa ter para esta praia, eu não recomendo ficar nela, a não ser que o seu intuito é ficar isolado numa praia paradisíaca qualquer, que não importa que ela esteja ou não em Morro de São Paulo. Quem se hospeda nesta praia acaba não conhecendo Morro. Para chegar nela é preciso MUITA disposição para andar ou pagar um passeio de charrete que vai te deixar na 4ª praia, de lá você vai ter que ir andando para as demais praias. Mesmo assim, depois de certa hora do dia nem charrete mais tem para isto, ou seja, nada de noite na Vila para você. Existem muitas opções de grandes pousadas – resorts espalhadas por esta praia.

Piscina Panorâmica

Piscina panorâmica da Pousada Minha Louca Paixão

Leia também:
Morro de São Paulo – O que fazer
Morro de São Paulo – Onde Comer
Morro de São Paulo – Sua História e Como Chegar
Road Trip Bahia – Resumão

Anúncios

8 respostas em “Morro de São Paulo – Onde se Hospedar

  1. Pingback: Road Trip Bahia – Resumão | Pri pelo Mundo

  2. Pingback: Morro de São Paulo – Sua História e Como Chegar | Pri pelo Mundo

  3. Pingback: Morro de São Paulo – Onde Comer | Pri pelo Mundo

  4. Pingback: Morro de São Paulo – O que fazer | Pri pelo Mundo

  5. Olá, Estou indo pra morro e gostaria de uma ajuda. estava pretendendo ficar na primeira praia, pois li que a segunda é muito cheia. Vi que indicou a pousada que você ficou e aprovou, mas li também que na sua próxima vez indicou a pousada na quarta praia. Essa não é longe para uma primeira vez? A passagarda é na segunda praia, será que fica muito cheio?
    obrigado

    • Oi, Rodolpho! Para uma primeira vez em Morro acho a quarta praia muito afastada para se hospedar sim. Mas não deixe de ir nela algum dos dias que vc estiver por lá.
      A pousada Passagarda não fica na segunda praia, fica bem no centrinho da cidade com uma vista espetacular para o por do sol, que se põe na praia onde fica o porto. É uma excelente opção de hospedagem tb. 😉
      Espero ter ajudado! Mais alguma duvida é só escrever! 🙂
      Bjos

  6. Olá Priscila, primeiro quero te parabenizar pela qualidade dos teus posts. Gostaria de saber de você sobre a violência em Morro de São Paulo. Vi diversas postagens, inclusive recentes de 2015, de pessoas que foram assaltadas ao caminharem de dia, da quarta para a quinta praia. Como não vi nenhuma citação sua sobre isso, gostaria da sua opinião a respeito. obrigado,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s